Modelo de negócio para dentistas: dicas para um planejamento ideal

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O modelo de negócio para dentistas é muito importante, uma vez que te ajuda a criar um business sólido e bem planejado.

O momento de abrir um próprio negócio é muito importante na vida de qualquer profissional. Em certos ramos do mercado, a propensão de começar a trabalhar por conta própria é ainda maior, e ter um bom modelo de negócio é essencial.

Este é o caso da odontologia. Muitos jovens saem da faculdade, ou de cursos de especialização, com o intuito de montar seu próprio atendimento. Outros profissionais dão este passo em momentos mais avançados da carreira, seja por terem trabalhado no serviço público ou em clínicas maiores.

Em todo caso, é muito importante que o profissional esteja munido de um planejamento estruturado: é o famoso plano de negócios (ou business plan). Trata-se de uma série de diretrizes que definem como a empresa pretende atuar no mercado.

Planejamento é essencial para um modelo de negócios bem-sucedido

Ele é essencial para a criação de um projeto organizado e saneado. Assim, é possível antecipar o que acontecerá em diversos estágios da empresa. Além disso, se torna uma referência para a tomada de decisões extemporâneas, que naturalmente ocorrem ao longo do tempo.

Os profissionais do mercado de odontologia, no entanto, historicamente não costumam criar planos de negócio quando montam seus consultórios. É um erro que pode custar caro: um negócio mal planejado dará trabalho para ser retificado no futuro.

Por isso, criar um bom modelo de negócios para dentistas é essencial para garantir uma atuação eficiente, saneada e seguro no seu mercado.

E para te ajudar neste processo, aqui vão algumas dicas de como começar a desenhar este plano, utilizando de ramos-chave do projeto como base deste planejamento:

Você conhece seu público?

Muitos profissionais da odontologia montam consultórios odontológicos sem refletir profundamente sobre qual é o seu público-alvo. Conhecer com detalhes quem é o seu cliente ideal, entendendo sua rotina, poder aquisitivo, gosto e outros aspectos-chave é essencial no estabelecimento de pontos de partida para o negócio, como identidade visual da marca, localização do estabelecimento, horário de funcionamento, entre diversas outras questões. Este é um planejamento essencial para um modelo de negócios para dentistas.

Quais são os detalhes da sua estratégia financeira?

O consultório odontológico representa um investimento inicial substancial para um profissional da odontologia, principalmente para os recém-formados. Por isso, é muito importante definir qual será o montante a ser investido, como ele será captado (capital próprio, empréstimo, financiamento), e qual será a estratégia para pagá-lo (caso necessite de se pagar).

Este planejamento te auxilia a estabelecer parâmetros financeiros do negócio. Por exemplo, qual será sua porcentagem de retirada mensal? Este valor está diretamente ligado ao pagamento de um possível investimento, por exemplo. Estas delimitações auxiliam em uma gestão saudável do negócio.

Qual será o regime tributário do seu negócio?

Já pensou no modelo ideal de tributação para seu novo modelo de negócios para dentistas? Esta é uma decisão vital a ser tomada, e já explicamos melhor sobre as diferentes modalidades de regime tributário, tanto entre pessoa física quanto PJ.

Neste caso, a Control Odontologia recomenda a procura por profissionais, que analisarão variáveis como o potencial de rendimento do negócio, o número de funcionários, a necessidade por crédito, e diversos outros fatores determinam a decisão ideal.

Mais conteúdos interessantes

Entre em contato com
a Control Odontologia

A Control Odontologia é especializada em prestar um serviço contábil seguro, eficiente e prático para todos os dentistas. Entre em contato agora mesmo e conheça mais.