Pessoa Física ou Jurídica para dentistas. Qual é a melhor opção?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uma grande dúvida que cerca os profissionais da odontologia, quando estão começando na profissão, está na escolha do modelo de regime tributário de seu negócio: Pessoa Física ou Pessoa Jurídica? O que é melhor? 

O modelo escolhido irá moldar a relação deste profissional com diversos ramos de seu trabalho. Pagamento de impostos, acesso a crédito, contratação de equipe e outras questões se tornam mais fáceis ou difíceis, dependendo da decisão tomada.

Pessoa Física

Os dentistas que atuam como pessoa física trabalham como profissionais autônomos. Para este caso, é muito importante que todo o fluxo de entradas e saídas seja registrado no livro caixa, que servirá de base para a apuração da tributação dos rendimentos, que ocorrerá no recolhimento do Imposto de Renda anual. 

A tributação do profissional liberal pode chegar em até 27,5% de sua renda como pessoa física. Além disso, há o recolhimento de até 11,69% do INSS, referente ao ganho mensal registrado

Pessoa Jurídica

Existem diversos tipos de regimes tributários para dentistas que se interessem em abrir uma Pessoa Jurídica para gerir seu negócio. Este é o modelo ideal para clínicas, ou estruturas de trabalho mais robustas. 

A PJ pode ser regida por regimes tributários de lucro real, lucro presumido ou pelo Simples Nacional.  Cada uma destas modalidades possuem diferentes cargas tributárias, que podem ter alíquotas fixas ou variáveis, dependendo dos valores apresentados. Não existe um modelo ideal. Ele dependerá dos rendimentos e do lucro apurado pela PJ no período em questão. 

Sendo assim, percebemos que a resposta para o questionamento do modelo tributário ideal é muito complexa. Ela depende de diversas características e da realidade de trabalho de cada profissional. 

Para que a melhor escolha seja realizada, a sugestão da Control Odontologia é que você tenha o auxílio de profissionais especializados. Eles irão te nortear em busca de uma decisão que otimize gastos tributários, dando também mais vantagens em busca de crédito, pagamento de funcionários, e outros assuntos de importância para a gestão cotidiana do trabalho odontológico. 

Mais conteúdos interessantes

Entre em contato com
a Control Odontologia

A Control Odontologia é especializada em prestar um serviço contábil seguro, eficiente e prático para todos os dentistas. Entre em contato agora mesmo e conheça mais.