Sonegar impostos: por que é sempre uma má ideia?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
O Brasil, assim como diversos outros países do mundo, possui um carga tributária considerada alta. Isto significa que pessoas e empresas pagam porcentagens elevadas de impostos sobre renda, faturamentos, circulação de mercadorias e outros atos tributáveis, e acabam por sonegar impostos como uma forma de se livrar dos custos.

Sonegação é crime

No entanto, esta situação não significa que a melhor saída seja a sonegação. Muito pelo contrário, esta prática não ajuda o Estado e também não soluciona o problema do empresário, uma vez que se configura como um crime, previsto na Lei Federal n.º 4.729, de 1965.

No Brasil, a cultura de sonegação é extremamente presente no cotidiano de diversas empresas. No ambiente dos micro e pequenos negócios, esta realidade é ainda mais presente. Isto também inclui, em um número expressivo, os profissionais da odontologia. Estes são autônomos, em sua grande maioria, e possuem uma contabilidade amadora.

Em muitos casos, a prática de sonegação ocorre pela falsa sensação de impunidade. Profissionais pensam que por muitos optarem pela sonegação, o trabalho da Receita Federal de encontrar fraudes ao fisco se tornaria muito extenso, deixando uma mínima probabilidade de ser pego.

Um “barato” que sai caro

No entanto, a capacidade tecnológica de análise de grandes quantidades de dados tem tornado o trabalho de fiscalização mais fácil. Assim, a chance de se cair na “malha fina” está cada vez maior. É evidente que apenas a questão ética de se cometer uma infração tão grave já é motivo suficiente para que se evite esta prática.

Por isso, independentemente de qual seja a proporção de seu negócio – desde um consultório simples até uma grande clínica – a opção de sonegação é errada. Traz prejuízos no âmbito financeiro, judicial e profissional como um todo.

A melhor estratégia para ter um negócio estável e sólido é investir em estratégias inteligentes na tributação e em seu modelo de negócios. Se cercar de profissionais de qualidade, c que tenham know-how da área e que consigam indicar o melhor caminho a ser seguido também é muito importante neste caminho.

Mais conteúdos interessantes

Entre em contato com
a Control Odontologia

A Control Odontologia é especializada em prestar um serviço contábil seguro, eficiente e prático para todos os dentistas. Entre em contato agora mesmo e conheça mais.